Área restrita

Notícias

Volta às aulas sustentável

Ano novo, material escolar novo. Mas, será mesmo necessário comprar tudo novo? Quem tem filho em idade escolar sempre toma um grande susto ao receber a lista com os materiais solicitados para mais um ano letivo. Porém, este susto pode se transformar em apenas um leve arrepio se a escola e os pais se unirem para incentivar a reutilização de materiais.

Conversar sobre sustentabilidade com as crianças é fundamental, mas inserir práticas sustentáveis no dia a dia dos pequenos é necessário para que eles entendam como tudo funciona na prática. Tornar a volta às aulas mais sustentável é um passo importante para ensinar às crianças noções de consumo consciente e reuso de materiais, por exemplo.

Listamos os 10 mandamentos para ajudar a tornar o retorno às atividades escolares mais verde. Mostre nossa listinha ao seu filho e converse com ele a respeito! ????

1) Cuidarás muito bem de seus materiais

 Este é o princípio básico que garante todos os demais mandamentos! Lembre seu filho que o material que ele utilizará poderá ser reaproveitado por outro colega!

2) Não rabiscarás os livros com caneta

Na hora de fazer as anotações ou os exercícios nos livros, é importante sempre usar lápis! E mais: antes de comprar todos os livros que foram solicitados, verifique com os pais dos alunos da série que seu filho irá cursar se existem livros que podem ser doados pra ele. Aproveite e também doe os livros que seu filho usou!

3) Não cairás na tentação de comprar uma mochila nova

Se a mochila, estojo e lancheira estão em bom estado, reutilize-os por pelo menos mais um ano. É possível colar adesivos e customizá-los de diferentes formas. Ser sustentável está na moda!

4) Reutilizarás tudo que for possível

Canetas, lapiseira, lápis de cor, canetinha, borracha, régua, compasso, cola, tesoura… muitos materiais podem ser reutilizados por mais de um ano! Converse com seu filho sobre a importância do consumo consciente.

5) Darás preferência a cadernos feitos com material reciclado

Ao comprar um caderno, prefira os reciclados ou com certificação florestal! E, se o caderno do ano anterior ainda tiver muitas folhas, reutilize-o! Personalizar uma nova capa dará um visual bacana ao caderno.

6) Comerás alimentos saudáveis no lanche

Hora do lanche, que hora mais feliz! E porque não também mais saudável? Dê preferência a frutas e lanches preparados em casa. Não utilize materiais descartáveis e coloque os alimentos em embalagens retornáveis.

7) Levarás sua própria caneca ou garrafinha para beber água

Nada de utilizar copos descartáveis, ok? Coloque sempre uma caneca ou garrafa na mochila do seu filho.

8) Deixarás a preguiça de lado.

Se a escola fica perto de casa, vá a pé! Se não tiver jeito e for preciso ir de carro, organize uma carona solidária com outros pais de alunos.

9) Proporás a escola a inclusão de atividades ligadas à sustentabilidade

Converse com os professores e veja a possibilidade de inserir práticas sustentáveis à grade escolar. Proponha a criação de uma horta ou ainda a inclusão de discussões sobre reciclagem e consumo consciente.

10) Transformarás agendas antigas em blocos de rascunho

Agendas antigas e cadernos com poucas folhas disponíveis podem ser transformados em blocos para rascunho!

Reúna a galera do condomínio para a troca de materiais

Trocar materiais com os colegas da escola é uma ótima opção, porém, se você mora em condomínio, verifique com seus vizinhos que têm filhos em idade escolar se eles topam trocar materiais e uniformes! Aquele livro que seu filho está precisando ou aquela mochila com aquele personagem que ele adora pode está mais perto do que você imagina! ????

Gostaram das dicas? Então compartilhem com seus amigos e vizinhos! O planeta agradece e seu bolso também! ????