Área restrita

Notícias

Venda de imóveis supera expectativas em 2009

Venda de imóveis supera expectativas em 2009

As vendas de imóveis novos superaram as expectativas do setor no ano passado, batendo a meta de 33 mil unidades, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pela Secovi (sindicato da habitação) com base em dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio). No ano passado, foram vendidas 35.832 unidades, contra 32,8 mil imóveis vendidos em 2008.

O aumento repentino é encarado com prudência pelo setor, segundo o economista-chefe da Secovi, Celso Petrucci.

– A recente alta nos lançamentos pode ser atrelada a recuperação após meses seguidos de timidez. Já as vendas atingiram a tomada necessária durante o ano passado, confirmado que a confiança do consumidor está nos mesmos níveis do período pré-crise em 2008.

Os analistas do setor atribuíram o resultado ao desempenho da economia, com a previsão de crescimento do PIB (soma das riquezas do país) em 5%, inflação controlada e expectativa de leve alta da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 8,75% ao ano.

O Secovi-SP estima que o mercado de imóveis novos residenciais continuará a crescer na capital paulista, em ritmo sustentável, em torno de 5% na comercialização e 10% em lançamentos este ano. Com isso, deve-se chegar a 37,6 mil unidades vendidas a aproximadamente 33 mil unidades lançadas – resultado ainda inferior a 2008.

Segundo o sindicato, recursos não faltarão para o setor imobiliário. Nacionalmente, a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) prevê aumento de financiamento com recursos da poupança de R$ 34 bilhões em 2009 para algo em torno de R$ 45 bilhões neste ano.

Fonte: R7