Área restrita

Notícias

Veja 6 dicas para aproveitar melhor espaços reduzidos

Veja 6 dicas para aproveitar melhor espaços reduzidos

A dificuldade de se encontrar novos terrenos para construir e o elevado preço por m² das construções, gera nas grandes cidades espaços cada vez mais reduzidos para se morar. A arquiteta e urbanista Fernanda Hoffmann ensina como driblar esse aperto com soluções criativas e práticas ao dia-a-dia de decoração de espaços pequenos.

Confira abaixo seis dicas para de decoração de espaços pequenos e como aproveitar os ambientes, sem perder o charme:

1 – Cores

Todo mundo já ouviu falar que em pequenos espaços o ideal é usar cores claras, mas existem outros artifícios para contornar o problema. As cores quentes também são bem-vindas e aliadas a listras horizontais (que alongam) ou verticais (que ampliam os pés-direitos) dão um belo resultado.

2 – Ambientes integrados

A integração de ambientes, como as cozinhas americanas e os espaços tipo loft, são excelentes saídas para dar a sensação de que os espaços são mais amplos. Utilizar móveis baixos ou suspensos e em tons claros, vidros e muito espelho também são outras medidas.

3 – Piso

Usar um piso único de formato grande em vários ambientes (que favorece a sensação de unidade e amplitude) ou substituir o tradicional revestimento nas paredes das áreas frias por pintura, além de ampliar o ambiente, proporciona um espaço mais aconchegante.

4 – Móveis sob medida

A marcenaria deve ser sob medida para aproveitar ao máximo cada cantinho, além de usá-la para dividir dois ambientes, por exemplo: de um lado estante para TV e de outro armário para o dormitório. Com isso, reduz o espaço da alvenaria que em geral tem 15cm de espessura.

5 – Menos é mais

Outra opção é substituir a mesa de centro da sala por dois puffs, que além de apoio, acrescentam lugares a mais para os dias com visitas. Substituir as portas por modelos de correr favorece a circulação. Peças coringas ajudam na organização dos ambientes, como a cama box com gavetões ou baús.

6 – Bom senso

Lembre-se: bom senso não pode faltar nunca. O mobiliário deve ser proporcional ao tamanho dos ambientes.

Fonte: Revista ZAP