Área restrita

Notícias

Vai colocar uma nova caixa d’água em casa? Veja os cuidados importantes

Zap

Vai colocar uma nova caixa d’água em casa? Veja os cuidados importantes

Com a falta de água, muita gente tem instalado caixas d´água a mais para aumentar a reserva para consumo. Mas, você sabe quais os cuidados na hora de escolher e instalar a caixa?

Você precisa saber qual o volume ideal para seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.

Para isso, basta seguir alguns passos:

Calcule o tamanho da caixa d´água

As pessoas estão interessadas em saber quanta água as casas e edifícios podem armazenar. Por quantos dias dura a água que está na caixa? Existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil.

Morando numa casa, uma pessoa consome 150l/dia.

Morando num apartamento, uma pessoa consome 200l/dia (como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento).

Outra referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para dois dias. Isso quer dizer que para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros.

Mas nem sempre esse mínimo é seguido. Em muitas residências o tamanho da caixa só abriga água para no máximo um dia.

Agora é só fazer a conta: quanta água sua família precisa para cada dia? Qual o volume da caixa que você já tem em casa? Ela reserva para quantos dias?

Supondo que você more em casa, numa família de quatro pessoas, você precisa de 4 x 150l, ou seja, 600l de água por dia. Qual o volume da sua caixa? Ele é suficiente? Você realmente quer aumentar essa reserva?

Se sua resposta for sim, você quiser aumentar a sua reserva, você quer água para quantos dias? Faça o cálculo de número de pessoas x quantos dias x 150l/pessoa e ache o resultado.

Mas não se esqueça de três coisas: consumo mais racionalizado em primeiro lugar. A água é para todos, não estoque demais. E veja a seguir se a estrutura da sua casa permite esse sobrepeso.

Saiba onde instalar a caixa d´água

A caixa d´água precisa ficar em um local alto – para a água descer com força suficiente e correr pelos canos – e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Geralmente fica em cima de lajes sob telhados.

Se você já tem uma caixa d´água e vai instalar outra, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso. A casa realmente comporta mais essas toneladas sobre a laje? As estruturas existentes podem não suportar o peso extra que você vai adicionar. Se for o caso chame um profissional para fazer um reforço na estrutura. Para se ter uma ideia, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura aguenta a grosso modo 250Kgf/m2. Tenha cuidado.

Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ela deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada.