Área restrita

Notícias

Transforme os ambientes levando a luz natural para dentro de casa

Transforme os ambientes levando a luz natural para dentro de casa

Uol

O sol passou um bom tempo na berlinda por conta de seus efeitos na pele. Dentro de uma casa, no entanto, nunca houve dúvida: quanto mais luz natural, melhor. Cientes disso, os arquitetos estão sempre em busca de soluções para trazer o sol para dentro e iluminar o ambiente.

Na prática, qualquer local pode ser adaptado para se beneficiar com a claridade natural. “Nos projetos, é possível priorizar os grandes vãos de janelas e os espaços integrados, que conferem amplitude e luminosidade à residência”, explica o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Se planejadas ainda na fase de construção, fachadas inteiras podem ser envidraçadas, formando os chamados panos de vidros, que não só trazem luz como também deixam o ambiente sofisticado.

Para quem já está com a casa pronta e não quer investir em grandes reformas, há excelentes alternativas para ganhar espaços mais claros, sem precisar recorrer à luz artificial. A primeira saída é focar em janelas, pisos e paredes. “Vidros fumês escurecem o ambiente, assim como pisos e paredes muito escuras”, esclarece Leonardo Junqueira, também arquiteto. Ou seja, trocar a tinta da parede por uma mais clara, instalar pisos de mesmo tom e adotar vidros cristalinos ajudam bastante.

Ótimas pedidas, os espelhos refletem luz, espalhando-a pelo cômodo e podem ser usados em paredes e móveis. “Uma decoração mais clean ajuda a iluminar os ambientes. Muita mobília e objetos decorativos reduzem e escurecem os espaços. Tapetes escuros podem ser trocados por outros mais claros enquanto as cortinas pesadas podem ser substituídas por tecidos leves e translúcidos”, complementa o arquiteto Gilberto Belleza.