Área restrita

Notícias

Tijolos ecológicos diminuem em 50% o tempo de construção

Tijolos ecológicos diminuem em 50% o tempo de construção

Redimob

O tijolo ecológico é mais um produto dentro do plano de desenvolvimento sustentável, que incentiva a utilização de novas técnicas e alternativas para substituir produtos e processos que agridem o meio ambiente.

Segundo o portal Pensamento Verde, os tijolos ecológicos tem um formato inovador auto-encaixável que permite um assentamento com pouca argamassa AC3. Em sua fabricação, é reduzido o uso de cimento e dispensa a queima do tijolo como no final do processo dos tipos convencionais.

A publicação ainda ressalta que os tijolos ecológicos são feitos da mistura de 88% de saibro (constituição de mais ou menos 70% de areia) e 12% de cimento (6 sacos de cimento/milheiro), feitos em prensa hidráulica e curados com água. Esse processo acaba evitando a queima de 6 árvores por milheiro.

O portal Revista Ecológico, aponta as principais vantagens na utilização dos tijolos ecológicos:

– Os furos propiciam o encaixe perfeito entre as peças, autoalinhando os tijolos, facilitando a estruturação da obra e as instalações elétricas e hidráulicas, e melhorando o desempenho térmico e acústico das paredes.

– Diminui o tempo de construção em 50% em relação à alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;

– Economia de 70% do concreto;

– Não necessita de argamassa de assentamento entre os tijolos;