Área restrita

Notícias

Tenha um cantinho para relaxar dentro de casa

Tenha um cantinho para relaxar dentro de casa

R7

Na correria do dia a dia, tirar preciosos minutos para relaxar é fundamental. Construir dentro de casa um ambiente dedicado ao relaxamento não necessita de muitas coisas, nem de muito espaço. “Pode ser um cantinho com fouton ou um altar, depende das crenças e/ou onde a pessoa encontra seu equilíbrio”, explica a arquiteta Flávia Soares. Mesmo quem mora em apartamento, pode dispor de um espacinho para ambientar seu próprio oásis, seja na varanda, no corredor ou até no cantinho do criado mudo.

Para que o espaço fique mais acolhedor, Klazina Norden e Ana Karina Chaves, da Akinteriores, sugerem a utilização de cores suaves e frias, como tons de azul ou verde, “pois ajudam a relaxar e trazem tranquilidade”, explicam. “A iluminação deve ser indireta, pois torna o ambiente mais aconchegante. Objetos e elementos que te inspirem sejam eles fotos, imagens, cristais, mandalas, incensos, velas ou flores podem ser utilizados. Tapetes, tatames, foutons e almofadas também são muito comuns nesses cantinhos, pois trazem conforto e bem estar”, enumeram.

No entanto, também há elementos que devem ser evitados. Segundo Klazina e Ana Karina, “cores fortes como o vermelho e o laranja são muito vibrantes e dificultam o relaxamento”. Já a arquiteta Flávia Soares, chama a atenção para que “seja evitado criar um espaço de meditação baseado em símbolos religiosos que não fazem parte da crença de todos os moradores da casa”. Tendo em vista todos esses conselhos, basta respirar fundo, relaxar e começar a meditação.

Pesquisa da International Stress Management Association aponta que o estresse atinge 70% dos brasileiros economicamente ativos. Previna-se desse mal que pode causar perda de apetite, falta de estímulo e até depressão. Cuide do bem estar do corpo e da mente e tenha uma vida saudável e equilibrada.