Área restrita

Notícias

Tendência: Decoração com a cor preto e branco

A combinação preto e branco é um clássico, são cores que se completam. As duas cores são neutras e se adaptam a qualquer estilo, mas escolhe-las é preciso tomar alguns cuidados para criar um ambiente aconchegante.

Segundo a arquiteta Taciana Leme, o preto e o branco nunca saem de moda. Inclusive a moda é um setor que inspira a decoração. O preto é uma cor curinga, pois combina com todas as cores e estilos deixando os ambientes sempre com um toque de sofisticação, porém deve ser usado com cuidado para não deixar os ambientes tristes ou austeros demais, a não ser que um ambiente dramático seja a sua intenção.

“Em todos os ambientes o preto e o branco caem muito bem, pois podem ser usados como base, em paredes ou em acessórios. Tudo vai depender da quantidade de cada cor que você vai usar, para espaços menores mais branco e menos preto para espaços mais amplos pode usar o preto sem medo” explica.

Pode até parecer uma decoração simples, mas se não tomar cuidados, é fácil de perder. Para Taciana o exagero é o maior erro. “ A proporção entre as cores é importante, para preto na parede use apenas em uma, mesmo que seja uma estampa, para objetos cuidado com as estampas, pode misturar, mas a maioria deve ser inteira da mesma cor. Para misturar com outras cores cuide para o qu estiver nesta terceira cor tenha o mesmo tom” Alerta a arquiteta.

Dicas da arquiteta Taciana Leme:

Se a base de decoração for toda em preto e branco, apostem em cores nos tapetes, almofadas, objetos e até plantas, mas lembra-se de pensar no estilo que deseja ter, isso vai definir as características destes complementos. Se quiser ousar, use combinação de estampas, formas geométricas ou uma cor mais forte como Amarelo, Pink e Turquesa. Mas se preferi algo mais conservador aposte no cinza, detalhes metálicos, tons pasteis e nas plantas. Lembrando sempre de colocar um pouco de cor quente, pois branco e preto são cores frias.

O preto e o branco são cores neutras e ótimas para compor em ambientes com base em outras cores. Detalhes como rodapés e molduras de forro preto estão super em alta. Mas também almofadas, tapetes e gravuras com estampas em preto e branco são ótimos para quebrar a monotonia, sem falar nos móveis, como mesas laterais, bufets e até luminárias, que podem compor seu ambiente nestas cores.

Conheça o projeto Esmalteria da arquiteta Taciana Leme, uso do preto com o branco:

O partido principal deste projeto de interiores foi uma releitura do Neo Clássico, com toques bem femininos. Para isso o pano de fundo é bem neutro com pisos em porcelanato branco ou madeira e paredes pintadas de branco.

O preto entra mais marcante nos móveis e acessórios, como portas e batentes, na escada e nos detalhes da decoração, onde tem a parede em frente a escada que foi pintada de preto para dar um continuidade a mesma e um espelho para quebrar a monotonia e austeridade do preto.

Nas paredes laterais foi utilizado um papel de parede de fundo branco com um delicado desenho de flores em preto e também ver os batentes das portas pintados na cor preta.

Sobre a arquiteta Taciana Leme:

Há quinze anos no mercado, a Arquiteta e Urbanista Taciana Leme, pós graduada em Gestão de Negócios Imobiliários pela ESPM, desenvolve projetos residenciais, comerciais, corporativos e para empreendimentos imobiliários.

Com vasta experiência adquirida no trabalho em construtora e no comando de seu escritório traduz em seus projetos as necessidades de seus clientes com propostas criativas e funcionais aliadas ao conforto, praticidade e beleza criando e transformando de maneira especial os ambientes sempre na busca de novas tendências e inovações, priorizando o padrão de qualidade. Seus projetos são destaque como: apartamentos, escritórios home Office, consultório odontológico, recepção, sala de espera, quarto infantil, consultórios.

Seus projetos relacionados a empreendimentos têm duas frentes, uma onde o trabalho é desenvolvido diretamente com as construtoras e incorporadoras para projetar e executar seus pontos de vendas e a outra são o projeto das áreas comuns dos condomínios. Através de um briefing do perfil consumidor do empreendimento, que será fornecido pelo departamento de marketing/comercial, é desenvolvido o projeto do stand de vendas e de apartamento decorado. Este apartamento funciona como um protótipo do que será construído e será entregue montado com acabamentos, móveis e produção final.

A outra frente é o atendimento direto aos condomínios já estabelecidos que não tenham sido entregues com as áreas comuns equipadas e decoradas ou aqueles que estejam precisando revitalizar e adequar suas áreas. Todos os ambientes são projetados de acordo com seus usos, adequando da melhor forma os espaços existentes as necessidades e a dinâmica destes usos estabelecidos.

Seus projetos residenciais são baseados na criação e organização de espaços e ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando uma boa solução estética. Estes projetos podem ser de reforma, construção ou interiores para casas e apartamentos.

Além disso a designer, realiza consultoria de decoração de interiores, A consultoria de arquitetura de interiores ou consultoria de decoração é indicada para pequenas reformas e revitalização de ambientes, pois não contempla projetos para fins de execução. A consultoria de decoração de interiores é indicada para quando se deseja repaginar um ambiente, sem mudanças estruturais, apenas com alteração de acabamento, alguns mobiliários e uma bela produção.

A arquiteta também realiza administração de obras – A administração ou acompanhamento de obras pode ser contratada em caso de construção ou de reforma de apartamentos, casas ou comércios, sendo o projeto do arquiteto que acompanha ou não, pois é um serviço oferecido a parte do projeto.

 

Fonte: Segs