Área restrita

Notícias

Saiba como decorar o lavatório

Projetar e entregar apartamentos com o lavatório do lado de fora do banheiro tem sido prática cada vez mais comum das construtoras. A ideia é que o ambiente seja usado na condição de semisuíte – quando o banheiro é utilizado por dois quartos.

De acordo com a designer de interiores Rosângela Brandão e os arquitetos Eduardo Henrique Brandão e Júnia Bernanos, do escritório Situar Arquitetura e Interiores, a decoração do lavatório deve ser a mesma que é aplicada aos banheiros. “O lavatório deve receber o mesmo cuidado de todos os ambientes. A decoração deve ser mais ‘clean’, sem muitos detalhes. Para valorizar o espaço, deve-se investir em revestimentos diferenciados para as paredes, como pastilhas, porcelanato ou papel de parede, além da escolha de uma cuba de destaque”, ressalta Bernanos.

Para a dupla de arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, a decoração do lavabo deve ser uma mescla do que há nas áreas secas do apartamento, além de trazer alguns elementos do banheiro adjacente. “É interessante utilizar elementos como o piso para área molhada e torneira na mesma linha dos metais do banheiro, por exemplo. Investir em papéis de parede impermeáveis ou emborrachados, bancada de madeira, pedras naturais e materiais não polidos dão um visual mais elegante e harmonioso com os acabamentos de salas e corredores que lhe dão acesso”, sugerem.

Caso o lavatório esteja mais próximo de áreas sociais, como sala de jantar ou varanda gourmet, por exemplo, é importante que a decoração não contraste com o requinte dos demais ambientes. “Pode-se usar uma bancada de demolição, vidro ou pedra ônix. A utilização de uma iluminação diferenciada no espelho ou na bancada, ou ainda uma peça de iluminação como arandela na parede ou pendente no canto da bancada são opções bonitas e elegantes”, indica Bernanos.

Já Vianna e Seabra não recomendam a utilização de azulejos, ladrilhos ou porcelanatos polidos nas paredes. “Embeleze o espaço com lâmpadas de menor temperatura de cor. Coloque flores, quadros e adornos pontuais”, afirmam.

Fonte: Condomínio do Futuro