Área restrita

Notícias

Os cuidados com os idosos em condomínios

Algumas medidas podem beneficiar a melhor idade e garantir mais qualidade de vida

A população idosa está ficando cada dia mais numerosa. O poder de compra dessa faixa etária é atrativa e chama a atenção de construtoras e incorporadoras, que têm apostado cada vez mais em empreendimentos que se preocupam com ambientes acessíveis e pensados para todas as necessidades da terceira idade.

No que diz respeito à acessibilidade, algumas das alterações mais realizadas em condomínios para o bem-estar da terceira idade são: rampas de acesso, corrimãos, elevadores, piso antiderrapante, portas maiores para cadeirantes e banheiros adaptados.

Além das alterações e adaptações nas estruturas dos empreendimentos, os funcionários de empresas terceirizadas e condominiais devem passar por treinamentos para melhor auxiliar os idosos. Prestar ajuda, possuir contatos dos familiares e ter noções de primeiros socorros fazem parte do dia a dia de quem trabalha nesses locais. O síndico deve estar sempre atento a esses cuidados.

Além disso, muitas atividades no condomínio podem ser oferecidas aos moradores da terceira idade. Equipamentos de ginástica voltados para este público, áreas verdes para passeios e mesas de jogos podem ajudar e muito no bem-estar dos moradores.

Fonte: Secovi