Área restrita

Notícias

Mais imóveis disponíveis para aluguel

Mais imóveis disponíveis para aluguel

SecoviRio

A oferta de imóveis para aluguel na cidade aumentou 59% de janeiro a agosto, com 1308 unidades disponibilizadas no período. A mudança vem acompanhada da queda de 3,08% no número de imóveis à venda na cidade. Os dados são do Secovi-Rio (Sindicato de Habitação).

Ao que tudo indica, após a supervalorização dos últimos anos, os proprietários estão optando pela locação como saída para a dificuldade em achar compradores – o que pode levar a um aluguel mais barato em breve.

“Como a demanda por aluguel é muito grande e a oferta ainda insuficiente, os proprietários estão levando para o mercado de locação seus imóveis”, afirmou Antônio Paulo Monnerat, vice-presidente de Locações do Secovi-Rio, ao jornal “O Globo”.

Entre os bairros da zona sul onde a oferta de imóveis para aluguel mais cresceu, estão Flamengo (75,3%), Ipanema (62,3%) e Copacabana (61,8%). O aumento total na região foi de 54,7%. Ao todo, 531 novas unidades foram disponibilizadas na região.

“Quanto maior a oferta para locação, melhor para o inquilino”, explica Antônio. Segundo ele, a tendência é que o preço dos aluguéis passe a acompanhar a inflação a longo prazo. Atualmente, a intensa procura por imóveis no mercado tem alimentado reajustes acima desse índice.

Segundo o economista Roberto Zentgraf, o valor dos imóveis pode ficar mais em conta.

“Se a pessoa que comprou imóvel para viver do aluguel já não consegue mais cobrar um preço tão alto, a tendência é que o valor do imóvel também caia”, acredita ele.