Área restrita

Notícias

Jovens casais buscam imóveis com arquitetura sustentável

Jovens casais buscam imóveis com arquitetura sustentável

Condomínios Verdes

Uso racional de água e energia passou a ser prioridade na hora de escolher nova residência

De 20 jovens casais entrevistados pelo Procel Info – Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, mais de 50% afirmaram se preocupar com os detalhes da casa na fase de planejamento do casamento. O levantamento mostrou que a preocupação ambiental já é um fator considerado no momento de optar por métodos mais eficientes de utilização de recursos naturais e projetos de arquitetura sustentável.

Segundo o Procel Info, ao serem questionados sobre como planejam a futura moradia, as respostas dos noivos foram das mais diversas. Juliana Fanchini, que já está noiva há um ano, contou que começou a pensar na casa de maneira que usasse o máximo de luz natural. O casal encontrou um imóvel com muitas janelas e já se preocupou em pedir na lista de presentes, aparelhos eletrodomésticos com etiqueta de baixo consumo de energia.

á Luana Barreto disse que, graças ao noivo dela, Antônio Carlos Marassi, além de utilizarem a energia de forma eficiente, eles também fazem reaproveitamento de material. Outras noivas comentaram que vão optar pela lâmpada fluorescente, equipamentos com etiqueta A e Selo Procel, além de dispositivos de economia de água, já que vivemos um momento em que é preciso considerar o que for possível para economizar água e energia, desde um projeto de arquitetura sustentável até o uso racional de recursos naturais.

De acordo com a arquiteta Silvana Guimarães, é importante que os casais se atentem aos equipamentos com a etiqueta nível A do Inmetro e com o Selo Procel. Ela também mostra como aproveitar o máximo de luz natural de forma simples e barata:

“Utilize cortinas, persianas, mobiliários em tons pastéis ou branco. Espelhos e vidros também são excelentes materiais para reflexão da luz. Pisos claros, esquadrias e tetos claros. Abuse do branco” – explica Silvana, que ressalta a importância de acionar um arquiteto para atender aos desejos da decoração sem prejudicar os conceitos estabelecidos pelo projeto de arquitetura sustentável, como a entrada de luz natural, por exemplo.

Vale lembrar que o consumo consciente e a adoção de hábitos mais sustentáveis também influenciam o resultado do investimento feito em um projeto de arquitetura sustentável.