Área restrita

Notícias

IPVA e IPTU com desconto

IPVA e IPTU com desconto

O IPVA começa a ser cobrado em abril. A cota única e a primeira parcela, para quem dividir em três vezes, vencem entre os dias 1º e 19 de abril, começando com os carros com placas de final zero. A segunda parcela vence entre os dias 3 e 19 de maio e a terceira, entre 1º e 18 de junho. Recebe desconto de 5% quem pagar em cota única e não tiver débitos de anos anteriores. Os carnês devem ser entregues pelos Correios, no início de março.

Já o IPTU e a Taxa de Limpeza Pública poderão ser pagos em até seis parcelas mensais. A cota única e a primeira vencem entre os dias 3 e 7 de maio, começando com os imóveis com final de inscrição 1 e 2 no cadastro imobiliário. A sexta parcela deverá ser paga entre 18 e 22 de outubro. Terá direito ao desconto de 5% quem pagar em cota única e não tiver débitos de anos anteriores. Os carnês do IPTU devem ser entregues no início de abril.

A partir de segunda-feira, começa também o prazo para os contribuintes decidirem para onde vão os descontos do Nota Legal. Aqueles que são gerados quando a gente pede para colocar o CPF na nota. Os cadastrados no programa vão ter que dizer se querem o abatimento no IPVA ou no IPTU.

Mas atenção: os créditos gerados em dezembro só vão valer para 2011. Segundo a Subsecretaria de Receita, os descontos não serão perdidos. “Se a gente fosse aguardar o envio das informações, prejudicaria a data de vencimento do IPTU e do IPVA do ano que vem. Não significa que esses créditos não poderão ser usados. Eles serão acumulados e poderão ser usados no outro ano”, explica o assessor Francisco Otávio Moreira.

Fonte: Bom Dia DF