Área restrita

Notícias

Instituição prevê alta de 40% na carteira de crédito

Instituição prevê alta de 40% na carteira de crédito

A Caixa Econômica Federal tem sido surpreendida com a demanda por crédito. Mesmo com a forte oferta de empréstimos e financiamentos nos bancos privados, a previsão de expansão da carteira do banco estatal em 2010 aumentou de 30% para 40%. “Boa parte desse bom desempenho é explicada pelo crédito para a área habitacional”, diz a presidente da instituição, Maria Fernanda Coelho.

A diretoria da Caixa também comemora o fato de que, mesmo com a ação dos concorrentes, a fatia de mercado da instituição tenha até subido em alguns segmentos. No crédito imobiliário, por exemplo, o banco terminou o ano de 2009 com 71% dos contratos. Neste ano, a fatia cresceu para 75%. Uma das alavancas foi a habitação popular, como o programa federal Minha Casa, Minha Vida. Hoje, 49% dos contratos de financiamento imobiliário assinados na Caixa são de clientes com renda entre zero e três salários mínimos.

Ao realizar balanço recente das atividades, Maria Fernanda apresenta com orgulho o desempenho nos últimos meses, quando o banco seguiu indicações do Palácio do Planalto, aumentou a oferta de crédito para amenizar os efeitos da crise e, assim, tirou clientes de concorrentes.

Fonte: Estadão