Área restrita

Notícias

Escutou? É o grito de cidade, pedindo: Deixa de Ser Mané

Escutou? É o grito de cidade, pedindo: Deixa de Ser Mané

Deixa de Ser Mané é o slogan de campanha simples, mas que atendida em sua proposta pode fazer uma enorme diferença para ruas, praças e a convivência na cidade. Não jogar lixo nas ruas e praias, no trânsito deixar os cruzamentos livres, recolher o cocô do cachorro que levamos a passear são alguns dos estímulos canalizados através de um projeto bem mais amplo, que é o Rio Como Vamos.

Niterói representa a mais recente adesão ao Como Vamos, que além do Rio de Janeiro conta com várias outras cidades – brasileiras, como São Paulo, e latino-americanas, a exemplo de Bogotá. O objetivo do movimento é reunir o maior número possível de municípios latinos na Rede Social de Cidades Justas e Sustentáveis, monitorando indicadores de gestão urbana em áreas como habitação, transporte, meio ambiente, saneamento, saúde, educação, entre outras.

A cidade fluminense vizinha ao Rio de Janeiro selou participação no movimento durante o seminário “Cidades Sustentáveis: Sociedade, Mobilização e Cidadania”, que aconteceu no auditório da Ampla S/A, concessionária que responde pela distribuição de energia para 66 municípios fluminenses.

Da mesma forma que ocorre nas demais cidades que adotam o Como Vamos, Niterói pretende promover uma maior integração entre as políticas públicas e as reais necessidades e interesses dos moradores da cidade, conforme declaração do coordenador local do movimento, Álvaro Cysneiros.

“O objetivo não é brigar com a prefeitura de Niterói, nem tão pouco defender interesses partidários ou ambições políticas. A ideia é mobilizar o cidadão para que juntos, sociedade civil e governo, busquem transformar a cidade num lugar melhor para todos viverem”, disse Cysneiros por ocasião do seminário, e explicou que o Niterói Como Vamos atua através de Grupos de Trabalho (GT’s), acrescentando que uma das metas para 2011 é aumentar a participação de jovens e lideranças sociais no movimento.

Endereços para saber mais:

Como Vamos Niterói: www.niteroicomovamos.net

Como Vamos Rio: www.riocomovamos.org.br

Como vamos São Paulo: www.nossasaopaulo.org.br

Fonte: R7