Área restrita

Notícias

Entenda os principais problemas de água nos condomínios

Entenda os principais problemas de água nos condomínios

Condomínios Verdes

O alto gasto com água é hoje um grande problema para os condomínios. Dependendo da estrutura do prédio e do número de moradores, o custo da água pode atingir o topo dos maiores gastos de todo o seu orçamento condominial. No post de hoje, vamos abordar alguns fatores que influenciam diretamente nessa questão.

Hidrometração coletiva – A medição coletiva de água é provavelmente a maior vilã dos condomínios. Isso porque, neste formato de medição de consumo, o volume gasto nas partes comuns e individualmente por cada apartamento é somado e dividido igualmente entre os moradores, independente do número de pessoas em cada unidade. Além de injusto, este critério fomenta desperdícios, pois ninguém sabe ao certo quanto é o seu gasto particular.

Vazamentos – De acordo com a Sabesp, uma torneira pingando um filete de água de 3 milímetros durante um dia inteiro equivale a 8 mil litros de desperdício, o necessário para abastecer uma escola de 240 alunos. A falta de manutenção estrutural adequada contribui para os vazamentos, uma vez que, sem a manutenção preventiva, a chance de canos e equipamentos apresentarem problemas é muito maior. O resultado pode ser observado no consumo elevado.

Conduta de funcionários – Quem nunca viu seu porteiro lavar a calçada e os carros da garagem com a mangueira do prédio? A cena é comum, porém, muito prejudicial ao condomínio. A água que está sendo utilizada para estes fins é tratada e cara, o que configura um desperdício considerável em termos de volume.

Comportamento de condôminos – Você sabia que aproximadamente 70% dos gastos com água em apartamentos ocorre nos banheiros? cantando-no-chuveiro

O dado é da Cedae e mostra que alguns comportamentos individuais de moradores no único local em que não há ninguém os vigiando, são responsáveis pela maior parte dos gastos desnecessários de água: cantar no chuveiro e não fechá-lo ao se ensaboar e escovar os dentes com a torneira aberta lideram os desperdícios no banheiro, que também conta com os disparos de descargas prolongados.