Área restrita

Notícias

Engenheiro dá dicas básicas para realização de reparos domésticos

Para realizar reparos domésticos com segurança e sem medo de errar é importante seguir algumas dicas básicas, como garante o engenheiro civil Marcello Coelho. O profissional garante que troca de lâmpadas, tomadas, instalação de chuveiros, substituição de azulejos e até troca de peças de gessos são tarefas simples.

“Algumas pessoas têm medo de fazer certos serviços, mas a maioria deles é muito simples, é só não ter medo e seguir dicas de segurança para fazer os reparos comuns que a casa exige de vez em quando”, disse ao G1.

Coelho pontua para realizar qualquer manutenção em casa é preciso usar equipamentos de proteção. “Mesmo estando em casa faça esses reparos sempre de sapato fechado, como um tênis ou uma bota. Óculos de proteção também podem ser encontrados em qualquer loja de ferrarias e devem ser usados sempre, além de luvas apropriadas para cada serviço”, pontuou.

Elétricos
Na troca de lâmpadas ou tomadas o engenheiro ressalta a importância de sempre cortar o fornecimento de energia da casa desligando o disjuntor antes de começar o reparo. No caso das tomadas, Coelho pontua que é importante observar os três cabos que devem ser conectados e estão indicados na própria tomada.

Na hora de instalar um chuveiro, por exemplo, o engenheiro afirma que é preciso fechar o registro da casa além de desligar o disjuntor.

“É simples a instalação e também tem três fios, como na tomada, que estão indicados no chuveiro. Também é importante sempre isolar essa fiação com fita isolante e sempre fazer fixação com fita veda rosca na entrada de água para evitar vazamentos”, esclareceu.

Hidráulico
No caso de vazamentos de água, o engenheiro ressalta que, na maioria dos casos, basta a instalação de uma fita. “Geralmente o vazamento está no sifão que fica em baixo da pia ou na torneira. Lembre-se de desligar o registro e depois aplique a fita veda rosca que já resolve o problema”, aconselhou.

Durante a época de chuva também é comum que apareçam goteiras nas casas, o que pode ser causado por uma calha entupida e não necessariamente telhas quebradas. “É importante checar se a calha está cheia, porque muitas vezes isso causa problemas de goteiras. É importante checar isso antes de tentar pensar em trocar o telhado”, comentou.

Paredes e teto
Em casas onde há gesso, Coelho ressalta que as rachaduras não podem ser consertadas apenas com um remendo. Nesses casos, é preciso fazer a troca de toda a placa de gesso. “Não é um processo complicado e as peças, apesar de serem grandes, são bem leves”, disse.

O engenheiro também pontua que é importante ter atenção na hora de comprar tintas, já que cada uma deve ser aplicada em um tipo diferente de superfície. “É importante saber qual tinta comprar. Tem a certa para metal, madeira, alumínio, EVA e tem as de texturas, para parede. Sem essa atenção elas acabam sendo aplicadas nos locais errados”, afirmou.

Fonte: G1