Área restrita

Notícias

Dinamismo da economia impulsiona construção civil

Dinamismo da economia impulsiona construção civil

Começa mais um dia de trabalho no canteiro de obras. Entre os 300 operários estão ex-desempregados. Gente que achou na construção civil uma oportunidade de recomeçar.

“Eu era operador de máquina. O salário na construção civil é melhor, porque você tem mais espaço para crescer. Eles te dão oportunidade”, afirmou o ajudante de carpinteiro Elisângelo de Araújo.

Antes mesmo de terminar a obra, eles já são disputados por outras empresas.

Dois anos atrás a construtora que ergue o prédio mostrado pelas imagens em São Paulo tinha quatro empreendimentos simultâneos. Atualmente, são 16 em andamento e mais 14 prontos para sair do papel.

O cronograma das construtoras exigia que elas acertassem a equipe de trabalho dois ou três meses antes do início da obra. Com o aquecimento do mercado, os prazos aumentaram: as empresas contratam com seis meses de antecedência e ainda têm que negociar o preço dos serviços.

A disputa pela mão de obra fez o salário na construção civil subir 7.74 % nos últimos 12 meses, bem acima da inflação do período medida pelo IPCA, que ficou em 4,22.

“Em uma média na cidade de São Paulo nosso profissional qualificado tira R$ 3 mil por mês”, salientou o coordenador de obra Fabio Gonçalves Felipe.

O mercado imobiliário foi impulsionado pela facilidade de crédito, mas o setor precisa agora formar mão de obra para não perder o ritmo em 2010.

Fonte: Jornal da Globo