Área restrita

Notícias

Dicas para evitar o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos, infelizmente, faz parte da realidade de quase todos os países do mundo. Deixar de vender alimentos considerados “fora do padrão” é uma prática muito comum nos supermercados. Nos restaurantes, esse tipo de desperdício também é preocupante. A quantidade de comida que é jogada fora tanto no preparo quanto nas sobras das refeições servidas daria para alimentar inúmeras pessoas que passam por situações de vulnerabilidade.

Criticar os outros sem olhar antes para o que acontece dentro da nossa casa é muito fácil. Apontar o dedo e sugerir que o outro mude de postura é uma prática comum, porém fica a pergunta: como você e sua família lidam com a questão do desperdício de alimentos? Além de propor esta reflexão, queremos ajudá-lo a fazer a diferença dentro da sua casa! Por isso, separamos algumas dicas que poderão contribuir para a diminuição do desperdício de comida no seu dia a dia. Confira:

1) Guarde os alimentos em embalagens de vidro:

Sim, sabemos que tais embalagens costumam ser mais caras, no entanto, além de o vidro ser um material muito mais durável do que o plástico, ele consegue isolar melhor os alimentos. Ao ser colocado na geladeira, o vidro resfria seu conteúdo com mais facilidade. Sem contar que, após ser usada algumas vezes, a vasilha de plástico costuma deixar um gosto estranho na comida.

2) Faça uma caixa de prioridades na geladeira:

Caixa de prioridades com a frase “Comer primeiro”.

Sabe quando você decide vasculhar a sua geladeira e de repente encontra um iogurte vencido atrás das caixas de leite? Pois é, muitas pessoas já passaram por uma situação assim e encontraram aquele produto esquecido e vencido lá no fundo do refrigerador. Uma boa dica para evitar isto é criar uma caixa de prioridades para armazenar os alimentos perecíveis ou que estão próximos de vencer.

A caixa atuará como uma sugestão visual surpreendentemente eficaz que mudará a maneira como você e sua família veem a comida na própria geladeira. Isto ajudará a evitar o desperdício de muitos alimentos.

3) Atenção na hora de guardar os alimentos!

Algumas partes do refrigerador gelam mais do que outras, por isso, se você colocar o alimento no lugar errado, ele pode ter que ser descartado devido à má conservação. Por exemplo: os vegetais são mais sensíveis às baixas temperaturas, portanto, se você guardá-los nas prateleiras de cima ou no fundo da geladeira, provavelmente algumas folhas serão queimadas e parte do alimento será descartada.

4) Reaproveite os alimentos:

Você pode reaproveitar os restos dos alimentos de diferentes formas. Um exemplo bacana é fazer a compostagem e produzir adubo para o jardim ou para a horta. Você pode ainda preparar novas receitas! Com uma rápida busca na internet, você encontrará várias receitas maravilhosas de pratos preparados com sobras de outras refeições!

Viu como é fácil fazer a sua parte? Muitas vezes achamos que, por se tratar de apenas “um restinho”, não tem problema jogar fora… mas tem, sim! Não desperdice alimentos!

 

Fonte: Condomínios Verdes