Área restrita

Notícias

Consórcio de imóveis cresce quase 50% no 1º bimestre

Consórcio de imóveis cresce quase 50% no 1º bimestre

O número de novos contratos de consórcios no setor de imóveis cresceu 46% nos dois primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. Entre janeiro e fevereiro do ano passado 25 mil pessoas passaram a ser cotistas de um consórcio de imóveis; neste ano esse número foi de 36,6 mil pessoas. Os dados, da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), foram obtidos com exclusividade pelo R7.

Segundo o presidente-executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, o aumento é uma notícia alentadora, principalmente com a nova medida para o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Segundo ele, o efeito psicológico dos “bons ventos” na economia e o “boom” no mercado imobiliário favorecem também a procura pelo consórcio.

– É claro que [o aumento] é um reflexo das regras do FGTS, que já haviam sido aprovadas no ano passado, o que criou uma expectativa positiva. Além disso, temos visto o anúncio de muitos lançamentos mobiliários, o que atrai as pessoas.

Segundo Rossi, o consumidor brasileiro está realmente pensando bastante antes de fazer uma aquisição e optando por uma compra planejada. Ele destaca a flexibilidade dos consórcios, que permitem ainda reformas e a compra de terrenos.

Para o presidente-executivo da Abac, a expectativa para este ano é de um crescimento de 10% em todos os segmentos dos consórcios, e de 10% a 15% na área específica de imóveis.

– Esse desempenho vai depender dos bons ventos da economia. Mas o consumidor está se sentindo mais seguro, sem aquele medo terrível de perder emprego.

Fonte: R7