Área restrita

Notícias

Conferência internacional em Curitiba debate desenvolvimento das cidades

Conferência internacional em Curitiba debate desenvolvimento das cidades

Especialistas de vários países – 105 conferencistas – se reuniram em Curitiba nos últimos dias, na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici2010) para mostrar aos administradores, gestores de cidades e planejadores urbanos que a cidade do terceiro milênio não é mais a que todos estavam acostumados, não é mais uma rua ou os prédios. A cidade é formada por todos os dados nelas articulados, a soma de toda a informação. As cidades atualmente são redes. Mostram que quando alguém vai para uma cidade é porque tem contatos, vai ao encontro de pessoas.

O encontro, que teve a participação de 3 500 pessoas, segundo os organizadores, foi considerado por especialistas e pela mídia como o maior debate mundial sobre planejamento urbano e desenvolvimento.

O articulador do Comitê Científico da Cici2010, Augusto de Franco, disse à Agência Brasil que foi um evento diferente de todos já realizados sobre cidades. “Dinâmico e com todos os participantes interagindo, o que tornou mais interessante os debates. Na platéia, laptop ou celular na mão, todos davam sua opinião por meio do Twitter, que aparecia em telões instalados nos locais das palestras, gravavam e transmitiam palestras ou publicavam em seus blogs”.

Realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com a parceria das prefeituras de Londres (Inglaterra), Lyon (França), Bengaluru (Índia), Austin (EUA) e Curitiba e o apoio das Nações Unidas e do Banco Mundial, o evento trouxe à capital paranaense especialistas como Jeff Olson – que abordou o tema Espaços Verdes e Transportes Alternativos, o educador José Pacheco, o conselheiro das Nações Unidas Jonas Rabinovitch, o urbanista Jordi Borja, o presidente da Global Urban Development, Marc Weiss, o presidente do Environment Design Institute, Mitsuru Senda, o especialista em cibercultura Pierre Lévy, o escritor Steven Johnson, o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, prefeitos e vice-prefeitos de Londres, Austin, Lyon, Chattanooga, Santa Maria, Maringá, Monobamba, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

Segundo o articulador Augusto de Franco, foram eles os responsáveis por mostrar aos administradores que o mundo mudou, tem coisas novas acontecendo. O que cada um deles pensa, sugere, o que disseram e suas propostas podem ser acessados no site http://www.cici2010.org.br/.

A conferência terminou sábado (13) à noite, mas seu objetivo permanecerá num ambiente virtual, que pretende unir pessoas de todo o mundo envolvidas com inovações em áreas urbanas, possibilitando a troca de experiências e soluções entre as cidades. “Essa não vai ser uma rede de governos, mas uma rede de pessoas”, explica Augusto de Franco. Ele disse que a rede está aberta para que prefeitos e governantes participem, mas não como governos e sim como pessoas interessadas em inovação nas cidades.

Fonte: ClipImobiliário