Área restrita

Notícias

Condomínios terão brigadas antidengue

Logo depois do carnaval, a Secretaria municipal de Saúde vai abrir inscrições para os condomínios que quiserem participar do combate à dengue no Rio, criando seus próprios grupos de brigadistas. A nova frente, anunciada pelo secretário Hans Dohmann, funcionará nos moldes das brigadas de incêndio. Treinados pelo núcleo de capacitação dos agentes de vigilância da secretaria, os futuros brigadistas vão aprender a identificar focos do mosquito Aedes aegypti. As informações repassadas por eles e as denúncias que já chegam através do novo serviço do Telessaúde para Dengue (3523-4025) visam a agilizar o trabalho da prefeitura no combate aos focos.

– Nosso desejo é estimular ao máximo a participação popular porque, com isso, multiplicaremos nossa capacidade de vistoriar a cidade – diz Dohmann.

As inscrições para brigadistas de condomínios serão feitas por meio do Telessaúde, e o curso será rápido. Dohmann acredita que as primeiras turmas estejam formadas ainda este mês. Elas serão orientadas a ficar de olho em determinados focos:

– Todo mundo está atento ao pratinho de planta. Também diminuiu muito a quantidade de pessoas que deixam a caixa d’água destampada. Vamos pedir que os brigadistas incluam em seu roteiro os ralos, as lajes e as calhas, lugares que ainda não estão segmentados como eventuais focos de dengue – explica o secretário.

Fonte: Abadi