Área restrita

Notícias

Como economizar energia com seu ar condicionado

Como economizar energia com seu ar condicionado

Conversamos com David Gurevitz, engenheiro mecânico de formação, professor da FGV e consultor da certificação LEED, do Green Building Council Brasil, para entender melhor as alternativas para redução do consumo de energia elétrica nesta época do ano. Com sua experiência de mais de 30 anos no mercado de Conservação de Energia e Manutenção Predial, nos deu algumas dicas sobre qual aparelho de ar condicionado comprar, o quanto é possível economizar e ainda quais as marcas indicadas por ele para isso.

Qual a importância da troca dos aparelhos de ar condicionados por modelos mais eficientes?

David: Realizar a troca de um aparelho de ar condicionado mais antigo por um mais moderno gera uma enorme economia de energia. O retorno do dinheiro gasto no novo aparelho pode voltar para o usuário em apenas seis meses – em alguns casos, com o uso diário no verão, o retorno pode ser ainda mais rápido, podendo ser conferido até o fim da estação. Outra grande importância na troca de aparelho é a qualidade do ar. Esses novos aparelhos, além da economia financeira, gastando menos energia, ainda mantém a temperatura estável, e dessa forma a qualidade do ar é melhor.

Qual é a economia média gerada com essa substituição?

David: Se o ar condicionado anterior era um tradicional de janela, a economia pode chegar a 70 – 80%.

Quais são as marcas mais recomendadas e com melhor custo benefício?

David: Recomendo as marcas japonesas (Fujitsu, Daikin e Panasonic) e as coreanas (LG e Samsung).

Vale ressaltar que todas as respostas foram baseadas na troca de um ar condicionado modelo tradicional de janela por um modelo Split, do tipo Inverter.

A tecnologia Inverter regula o fluxo de energia do sistema de refrigeração do aparelho, alterando a velocidade do compressor. Isso faz com que o consumo de energia seja reduzido quando é detectado que o ambiente em questão precisa de menos refrigeração ou aquecimento.

Fonte: Condomínios Verdes