Área restrita

Notícias

Casa arrumada e funcional deixa rotina mais prática

Casa arrumada e funcional deixa rotina mais prática

Cada vez mais, a impressão é de que os dias estão passando mais rapidamente. Já não dá mais tempo para fazer uma série de tarefas domésticas, e elas acabam se acumulando com o passar dos dias até a casa virar a maior bagunça. 

 Se você não tem uma empregada ou uma faxineira para te ajudar, uma boa solução para deixar tudo em ordem é contar com itens organizadores e planejamento. Quando cada coisa tem o seu lugar, fica mais difícil bagunçar e mais fácil arrumar.
Outra dica é guardar somente o necessário. “Perdemos muito tempo administrando coisas que, de fato, não precisamos. Quando temos somente o que usamos, ganhamos tempo e economizamos espaço. De tempos em tempos, faça, então, uma vistoria nos armários e maleiros e doe o que estiver em desuso”, recomenda a designer de interiores Laura Baltazar.
Segundo ela, as crianças devem receber o exemplo dos pais. “Criança em casa não precisa ser sinônimo de brinquedos espalhados. Pegue uma caixa e ensine-a a guardá-los ao fim da brincadeira”, salienta.
A sala é um ambiente de alta circulação, por isso sua organização é imprescindível. “Uma forma de acabar com o sumiço das chaves é colocar ganchos perto da porta de entrada ou até mesmo usar caixinhas estilosas em cima de algum móvel. Os livros podem ser enfileirados por cor ou assunto, do tamanho maior para o menor”, diz.
Quarto
Não é muito incomum criar uma grande desordem no quarto enquanto se escolhe uma roupa e um sapato, estando com dúvida sobre o que usar. “Para facilitar a logística na hora de vestir, o bacana é já deixar separadas no armário as roupas de trabalho das roupas mais arrumadas, ‘de sair’. Essa separação gera uma facilidade absurda no dia a dia, economizando minutos preciosos”, ensina Laura.
Caixas
As caixas organizadoras são itens coringa para vários ambientes. “Além de serem bonitas e servirem praticamente como uma gaveta, têm de vários tamanhos, cores e formas e servem para guardar qualquer tipo de coisa”, afirma Laura. Segundo ela, as caixas pequenas, com divisórias, são excelentes para guardar e setorizar joias e maquiagem.
Cozinha
O recomendado para a cozinha e a área de serviço é deixar em cima da bancada apenas os itens de uso frequente. “Quanto mais coisas ocultas, melhor. Ganchos em prateleiras são legais para pendurar canecas e xícaras e cestinhas de trama metálica também são bacanas para reunir utensílios pequenos”, frisa a designer.
Banheiro
A dica da cozinha também vale para o banheiro. “Deixe em cima da bancada apenas os produtos de uso diário para não dar a impressão de desorganização e não dificultar a limpeza. É sempre útil ter um cesto de roupas sujas no banheiro. Se não tiver espaço, coloque-o na área de serviço”, pontua Laura.
Fonte: otempo.com.br