Área restrita

Notícias

Câmara de SP deve votar projeto que aumenta IPTU nesta terça

Câmara de SP deve votar projeto que aumenta IPTU nesta terça.

A Câmara de Vereadores de São Paulo deverá votar nesta terça-feira (1º) o projeto de lei que trata da revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) e que pode reajustar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de residências em até 40% e de imóveis comerciais em até 60% em 2010. O projeto é alvo de intensa polêmica e deve receber pelo menos três substitutivos. Por enquanto, o governo admitiu revisar apenas o valor do metro quadrado atribuído à Cracolândia, na região central, equiparado na proposta original ao de áreas nobres da cidade.

A proposta original foi encaminhada pelo prefeito Gilberto Kassab à Câmara em 17 de novembro e aprovada em primeira discussão na quarta-feira (25). Nesta segunda (30), os vereadores realizaram a segunda e última audiência pública, sob críticas do Sindicato da Habitação (Secovi), que vê distorções na avaliação do valor venal dos imóveis nos quatro pontos da cidade.

O líder do governo na Câmara, José Police Neto, deixou claro que o governo tentará votar o projeto até quinta-feira, antes de iniciar a discussão do Orçamento de 2010. Para ele, o governo deve ter uma ideia clara das receitas tributárias antes de decidir as receitas e despesas do próximo ano – o que deve ser feito no máximo até 30 de dezembro.

Fonte: Portal G1