Área restrita

Notícias

Brasil já possui caminhão de lixo movido a energia elétrica

Se você mora nos apartamentos de frente do seu condomínio, provavelmente, você sempre sabe quando o caminhão de lixo está passando na sua rua. O barulho alto e bastante peculiar anuncia a chegada do caminhão, que permanece por longos minutos recolhendo todo o lixo do seu prédio e dos demais vizinhos. Além do incômodo causado pelo ruído, o motor a diesel ainda polui o meio ambiente, devido à emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Agora, se você mora no interior de São Paulo, nas cidades de Paulínia, Indaiatuba ou Valinhos, por exemplo, possivelmente o caminhão de lixo já passou em algum momento na sua rua e você nem se deu conta! E sabe por quê? Pois o primeiro caminhão de lixo movido à energia elétrica do mundo já percorre as ruas destas cidades sem poluir o meio ambiente e sem fazer barulho!

O caminhão 100% elétrico possui uma bateria reciclável com vida útil de aproximadamente 40 anos. Ao ser recarregada por duas horas, permite ao caminhão uma autonomia de oito horas. Outro diferencial sustentável está na frenagem do veículo que ajuda a recarregar a bateria. O caminhão é composto ainda por um compactador hidráulico capaz de comprimir a mesma quantidade de lixo que um caminhão comum.

O veículo é produzido pela BYD, uma das maiores produtoras de veículos elétricos e de baterias recarregáveis do mundo. Apesar do primeiro caminhão ter sido produzido em seu país sede, a China, a empresa pretende produzir outros caminhões na cidade de Campinas, onde já fabrica ônibus e painéis solares.

Os planos para este modelo de caminhão não param por aí. Além de aumentar a frota e iniciar a produção em nosso país, a ideia da empresa é abastecer os caminhões com a energia gerada nos aterros sanitários. Desta forma, além de evitar o uso de energia elétrica, o lixo descartado seria reaproveitado para a geração de energia, tornando o processo ainda mais sustentável.

E então, gostaram da notícia? Nós adoramos! Lembrando que independente do tipo de caminhão que recolhe o lixo do seu condomínio, é fundamental fazer a separação dos resíduos!

Estamos ansiosos para que mais caminhões elétricos e sustentáveis estejam disponíveis em mais cidades do nosso país. Completar um ciclo sustentável que vai desde a separação do lixo nos condomínios, passando pela destinação correta dos recicláveis e não recicláveis e indo até a geração de energia a partir do lixo para o abastecimento dos caminhões que realizam a coleta seria um sonho! Ainda bem que este sonho parece mais perto do que a gente imaginava!

Fonte: Condomínios Verdes