Área restrita

Notícias

App permite tirar medidas de ambientes apenas encostando o celular nas paredes

Quem costuma comprar móveis para a casa sabe que o primeiro passo é medir o espaço que vai abrigar a peça. A tarefa, embora pareça simples, pede atenção e mais de uma pessoa para segurar a trena no local correto.

O aplicativo RoomScan chegou para acabar com esse problema. Disponível apenas para iOS, e em uma versão paga, o app é capaz de tirar as medidas de uma parede apenas encostando o smartphone na superfície desejada.  Basta encostar seu smartphone em uma parede. Tudo isso acontece através dos sensores internos do iPhone, RoomScan reconhece a sequência de superfícies planas verticais e mede a distância entre elas, criando plantas surpreendentemente precisas. Alegando uma precisão na ordem dos 10cm, esse aplicativo – cujas ferramentas básicas estão disponíveis gratuitamente – não é apenas divertido, mas também bastante útil em diversas situações cotidianas.

O aplicativo permite levantamentos ainda mais precisos quando combinados com uma trena a laser, recebendo dados secundários de medida para criar uma planta “prefeita”. Bastante útil, ele está disponível na Apple Store por 4.99 dólares. E tem mais: o desenho gerado no aparelho pode ser exportado em pdf ou em dxf para AutoCAD ou SketchUp.

Fonte: Revista Casa e Jardim